sexta-feira, 18 de julho de 2008

Retrospecto "magro"

Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, os dois carros da McLaren na frente no primeiro treino livre para o GP da Alemanha. Por enquanto, a equipe inglesa vai confirmando o bom desempenho apresentado nos testes coletivos da semana passada e caminha em direção a uma conquista que não celebra há muito tempo.

A última vitória do elenco prateado no circuito de Hockenheim foi obtida em 1998, na dobradinha formada por Mika Hakkinen e David Coulthard, quando o traçado ainda percorria os maravilhosos e extintos longos trechos de reta pela floresta negra germânica.

Das 30 edições do GP da Alemanha realizadas em Hockenheim, somente cinco foram faturadas pela equipe britânica. As recordistas de triunfos nesta pista são Ferrari e McLaren, cada uma com nove consagrações.

Em matéria de pole-position, no entanto, a McLaren apresenta um ótimo retrospecto por aquelas bandas. Largou na frente em dez oportunidades, o mesmo número de vezes conseguido pela Williams. A Ferrari fica em terceiro neste quesito, com seis poles.

Para o esquadrão de Ron Dennis, mais importante do que voltar a vencer na Alemanha, a casa de sua parceira Mercedes-Benz, é a garantia de encerrar esta etapa — caso a vitória seja obtida por Hamilton — com a liderança isolada do campeonato. Seria também a segunda proeza consecutiva do time neste ano e um grande impulso para esta segunda metade da temporada.

Estatísticas de Hockenheim:

Vitórias
9 - Ferrari
9 - Williams
5 - McLaren
2 - Benetton
2 - Lotus
1 - Brabham
1 - Ligier
1 - Renault

Poles
10 - McLaren
10 - Williams
6 - Ferrari
2 - Renault
1 - Benetton
1 - Lotus
1 - Wolf

Pódios
20 - Williams
19 - McLaren
18 - Ferrari
7 - Ligier
6 - Benetton
6 - Renault
4 - Lotus
3 - BAR
3 - Brabham
2 - Wolf
1 - Alfa Romeo
1 - Jordan

Últimos vencedores
2006: Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2005: Fernando Alonso (ESP/Renault)
2004: Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003: Juan-Pablo Montoya (COL/Williams-BMW)
2002: Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2001: Ralf Schumacher (ALE/Williams-BMW)
2000: Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
1999: Eddie Irvine (IRL/Ferrari)
1998: Mika Hakkinen (FIN/McLaren-Mercedes)

Nenhum comentário: