sexta-feira, 29 de agosto de 2008

As crias da Sauber em momento importante

Os três praticamente iniciaram a trajetória na Fórmula 1 pela mesma equipe. No caso de Nick Heidfeld, a Sauber representou a sua segunda “casa”, depois de um ano na Prost, mas foi graças ao time suíço que se destacou com mais freqüência. Kimi Raikkonen e Felipe Massa, sim, debutaram por intermédio da extinta escuderia azul.

O alemão já foi companheiro do finlandês, que hoje tem como parceiro o brasileiro, cuja primeira “relação” na categoria foi com o tedesco. Pilotos cheios de coincidências, mas que vivem atualmente situações bem distintas na competição.

Massa, o melhor do trio na temporada, passa pelo grande momento de sua carreira. Deixou de ser o piloto inconstante e afobado dos anos anteriores para dar espaço ao corredor maduro, veloz, muito forte no quesito mental e acima de tudo merecedor do título. Brasileiros, italianos, muita gente concorda com isso; até campeões como Niki Lauda.

Raikkonen, atual detentor do caneco, enfrenta uma fase de resultados modestos. Decepcionantes, para dizer a verdade. Leva uma surra do companheiro na maioria dos treinos, corre apagado como se estivesse em outro lugar e nada demonstra para melhorar a situação. Nem de longe lembra o “Ice Man” dos tempos de McLaren e a quem a Ferrari pensou que teria quando o contratasse. Não por menos tem sido severamente criticado e apontado por muitos como uma carta fora da briga pela taça.

Heidfeld, alemão em declínio, está sendo massacrado por Robert Kubica na BMW e deixando os patrões nada satisfeitos com as exibições pífias em treinos e por suas corridas sem sal. Ao contrário de Kimi, que ainda leva os votos da Ferrari para uma possível virada, Nick recebeu o aviso de que irá para o olho da rua se continuar ruim. Há quem diga que seu empresário já procurou a Toro Rosso para falar sobre o futuro.

Da trinca de crias da antiga Sauber, Heidfeld é o único que ainda não venceu uma corrida. Raikkonen é o único que conseguiu ser campeão, enquanto Massa é o único garantido na categoria até o fim de 2010. Qual das três exclusividades tem mais chances de ser quebrada? Neste momento a do finlandês, apesar de Felipe estar a seis pontos da liderança do torneio.

Mas independente do que acontecer até o fim do campeonato, uma pessoa já deve estar muito feliz com o que projetou para a F-1: Peter Sauber, o homem que apostou no sucesso dos três meninos.

Nenhum comentário: