quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Errar nem pensar

A Ferrari não pode mais errar caso queira o título de 2008. A “sentença” dada nesta semana pelo diretor-técnico Aldo Costa veio num momento muito pertinente, às vésperas da realização de uma etapa que traz lembranças amargas para o time italiano em termos de bobagens bizarras.

No GP da Europa de 1999, a equipe conseguiu a proeza de esquecer o pneu traseiro dianteiro para o pit-stop de Eddie Irvine, que brigava pelo campeonato na ausência de Michael Schumacher. Um erro que custou valiosos pontos para o irlandês, sétimo colocado ao fim da corrida — naquele tempo, apenas os seis melhores pontuavam.

Dizem as más línguas que aquilo não foi bem uma falha infantil, mas uma atitude nada profissional de um grupo pouco interessado em ter Irvine como campeão. Queriam interromper o então jejum de 20 anos sem título com Schumacher, que estava de molho por conta da perna quebrada no acidente de Silverstone.

Como sabemos, Eddie perdeu a briga pela taça para o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren. A mesma rival prateada que lidera hoje o mundial de pilotos com Lewis Hamilton. Por méritos do britânico, claro, e graças a uma forcinha de Maranello, com seus deslizes comprometedores.

Dificilmente o time vermelho se esquecerá de algum pneu nas paradas do GP da Europa do próximo domingo. Que não esqueça também da ressalva feita por Costa e pare mesmo de errar. Para o bem do campeonato.

Nenhum comentário: