Jarno Trulli na frente durante a primeira parte do treino? Sebastian Vettel o mais veloz no Q2? A zebra parecia solta em Valência, mas não teve fôlego para o momento decisivo da classificação deste sábado. Um treino em que Felipe Massa demonstrou ser o homem inabalável da temporada, capaz de superar situações de problemas e imprevistos com uma mentalidade fortíssima, que hoje culminou na brilhante pole-position para o GP da Europa.
O brasileiro da Ferrari fez uma volta genial, digna de reconhecimentos por parte de Lewis Hamilton, o segundo colocado. Um temporal alcançado com os pneus macios — muita gente optou pelos duros — e que simbolizou a quarta pole do ano para o piloto, a 13ª da carreira.
Igualou Rubens Barrichello, olhem só, no número de posições de honra no grid. Se vencer amanhã, também empatará com o compatriota no total de vitórias, ficando ambos com nove.
Chances para isso Felipe tem. Em termos de equipamento, parece dispor de uma ligeira vantagem em relação aos carros da McLaren. Some a isso o fator braço, no qual o brazuca tem demonstrado uma gordura ainda maior em relação aos rivais. Caso a máquina não o desaponte como fez na Hungria, Massa dificilmente perde essa.
Quanto à estratégia de corrida, não há impressões de existir uma sensível diferença entre os primeiros colocados. Talvez Robert Kubica, que pisou fundo para levar a BMW ao terceiro lugar, esteja um pouco mais leve. Sobre o polonês, destaque-se o seu retorno ao clube das três primeiras posições, do qual esteve longe desde o GP do Canadá, quando alinhou em segundo e obteve sua primeira vitória na Fórmula 1.
O brasileiro da Ferrari fez uma volta genial, digna de reconhecimentos por parte de Lewis Hamilton, o segundo colocado. Um temporal alcançado com os pneus macios — muita gente optou pelos duros — e que simbolizou a quarta pole do ano para o piloto, a 13ª da carreira.
Igualou Rubens Barrichello, olhem só, no número de posições de honra no grid. Se vencer amanhã, também empatará com o compatriota no total de vitórias, ficando ambos com nove.
Chances para isso Felipe tem. Em termos de equipamento, parece dispor de uma ligeira vantagem em relação aos carros da McLaren. Some a isso o fator braço, no qual o brazuca tem demonstrado uma gordura ainda maior em relação aos rivais. Caso a máquina não o desaponte como fez na Hungria, Massa dificilmente perde essa.
Quanto à estratégia de corrida, não há impressões de existir uma sensível diferença entre os primeiros colocados. Talvez Robert Kubica, que pisou fundo para levar a BMW ao terceiro lugar, esteja um pouco mais leve. Sobre o polonês, destaque-se o seu retorno ao clube das três primeiras posições, do qual esteve longe desde o GP do Canadá, quando alinhou em segundo e obteve sua primeira vitória na Fórmula 1.
Em quarto, o campeão fracassado em classificações, Kimi Raikkonen. Se ontem deu pintas de ser o Kimi veloz dos tempos de McLaren, hoje atuou como um sujeito apagado, desmotivado e pressionado pelo companheiro de equipe. Ao contrário de Massa, escolheu os pneus duros para a última parte do treino, ficando a praticamente meio segundo de Felipe. Um vexame.
Se agir como nas etapas anteriores (podem ficar de olho), o finlandês vai perder uma ou duas colocações na largada, ficará apagado durante dois terços do GP e acordará no final para fazer a volta mais rápida e brigar por um quarto ou até terceiro lugar.
Imaginemos aqui um terceiro posto do finlandês amanhã e a vitória de Felipe Massa. Esse resultado deixaria o brasileiro novamente à frente do escandinavo na classificação, por apenas um ponto. Deveria ser o suficiente para a Ferrari definir seu número 1 na batalha do título. Contudo, dificilmente o fará. E quem agradece tudo isso é Lewis Hamilton.
O parceiro do inglês, Heikki Kovalainen, sairá em quinto neste domingo, tendo ao seu lado na terceira fila o surpreendente Sebastian Vettel, da Toro Rosso. Este alemãozinho acelera muito e vai dar trabalho para a concorrência quando tiver um carro competitivo em mãos. Cabe à Red Bull providenciar isso para 2009.
A Toyota, com Jarno Trulli, alcançou um satisfatório sétimo lugar. Principalmente para o corredor italiano, que treinou às cegas depois dos problemas enfrentados nas sessões livres. Atrás dele, o alemão Nick Heidfeld, uma das grandes decepções deste ano.
Nico Rosberg, com a Williams sumida, apareceu diante de alguns feixes do holofote de Valência. Larga em nono, logo à frente de Sébastien Bourdais, francês que conseguiu seu melhor resultado em treinos na F-1. Bom trabalho de ambos.
Tristeza para o público da casa pelo erro cometido por Fernando Alonso no Q2, que o deixou estacionado num modesto 12º lugar. Um dia ruim para a Renault, que viu seu outro representante, Nelson Piquet, empacar em 15º. Teria o motor francês contribuído para a má colheita? Afinal, a Red Bull também fracassou, ficando em 14º com Mark Webber e 17º com David Coulthard.
Pior que esses, somente a Honda — a Force India, fraca por natureza, nem conta. Jenson Button ficou em 16º e Rubens Barrichello, nos instantes finais do Q1, buscou no braço a 19ª e penúltima posição.
Uma corrida longa, de rua, circuito novo, promessa de muito desgaste físico para os pilotos e para os pneus. Um cenário propício para intervenções do Safety Car e possíveis surpresas. Resta aguardar.
Grid de Largada:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min38s989
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min39s199
3) Robert Kubica (POL/BMW), 1min39s392
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min39s488
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min39s937
6) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min40s142
7) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min40s309
8) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min40s631
9) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min40s721
10) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min40s750
Q2
11) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min38s428
12) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min38s435
13) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min38s499
14) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min38s515
15) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min38s744
Q1
16) Jenson Button (ING/Honda), 1min38s880
17) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min39s235
18) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min39s268
19) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min39s881
20) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min39s943
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min39s199
3) Robert Kubica (POL/BMW), 1min39s392
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min39s488
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min39s937
6) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min40s142
7) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min40s309
8) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min40s631
9) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min40s721
10) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min40s750
Q2
11) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min38s428
12) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min38s435
13) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min38s499
14) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min38s515
15) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min38s744
Q1
16) Jenson Button (ING/Honda), 1min38s880
17) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min39s235
18) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min39s268
19) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min39s881
20) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min39s943
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