sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Valência fenomenal

Dois treinos livres e uma conclusão indiscutível: o circuito urbano de Valência é maravilhoso. Veloz, desafiador, belíssimo, uma verdadeira obra de arte construída em meio a um cenário de arquitetura fabulosa, cercado por embarcações de diversos tamanhos e com todos os requintes imagináveis para receber a Fórmula 1. Simplesmente fora de série.

Os pilotos se encantaram com a nova pista, naturalmente pouco emborrachada neste primeiro dia de trabalhos em que as equipes buscaram se familiarizar e descobrir cada detalhe dos 5.423 metros de extensão do traçado.
Os resultados da sexta-feira em si foram pouco relevantes. Ou será que alguém acredita na Honda andando em terceiro no restante do fim de semana? Pouco provável, assim como a diferença de apenas 0s020 que separou a Ferrari de Kimi Raikkonen, o mais veloz, da modesta Renault de Fernando Alonso, o segundo colocado.

Mas houve, sim, algumas impressões dignas de destaque. Raikkonen, por exemplo, pareceu muito à vontade no circuito, dando pintas de que pode (precisa, na verdade) fazer frente ao companheiro de equipe e aos rivais da McLaren.

Vindo de um segundo lugar na Hungria, Timo Glock colocou a Toyota na sétima posição. Olhos atentos no piloto germânico e no embalado time japonês, atual quarta força da categoria.

Felipe Massa, bastante feliz com a medalha de ouro conquistada por Maurren Maggi em Pequim, fez o quarto tempo em Valência, seguido de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. Os três, juntamente com Raikkonen, são os principais candidatos à pole-position amanhã. Palpite? Uma briga apertada e decidida em favor daquele que melhor conseguir evitar o tráfego.

O calor e o desgaste de pneus tendem a ser muito importantes na definição do grid, por interferirem no equilíbrio dos carros. Que o digam Nelson Piquet e Rubens Barrichello, nono e último colocados nesta sexta-feira.

A 12ª etapa do Mundial promete ser muito interessante. Ainda bem que teremos a transmissão ao vivo no domingo. Pelo menos é o que consta na programação da emissora responsável. A classificação terá de ser acompanhada pela Internet, porque na TV a prioridade será para a final do vôlei feminino nas Olimpíadas. Boa sorte às meninas do Brasil.

Nenhum comentário: