sábado, 6 de setembro de 2008

Bote prateado

Ele pouco se importou com o rendimento das Ferrari nos treinos de sexta-feira e comprovou o pensamento com uma pole avassaladora, a quinta no ano e a 11ª da carreira. Lewis Hamilton foi imbatível na classificação deste sábado para o GP da Bélgica e, aparentemente, não jogou com a estratégia de pouca gasolina. Ao menos para uma volta lançada, sua McLaren sobrou em relação aos rivais de vermelho.

O indício de que o britânico está com uma boa tática para a prova foi visto no Q2, quando ficou com o segundo melhor tempo em uma passagem cronometrada de pneus duros, enquanto todos os outros estavam com os compostos mais macios. Era de se esperar, portanto, um giro voador na parte final da sessão. O que se confirmou.

Pela fisionomia de pouca satisfação apesar da ótima segunda posição alcançada, Felipe Massa é o cara que pode partir para um trecho mais curto de corrida até o primeiro pit-stop, apostando no bom ritmo da Ferrari em prova. Independente da estratégia, o brasileiro conseguiu um importante lugar na primeira fila do grid e se mantém forte na briga pela vitória. Como na Hungria, precisa jogar muitas de suas fichas logo na largada, sabendo que desta vez Hamilton estará mais atento ao possível bote.

Na segunda fila, dois finlandeses e duas decepções. Heikki Kovalainen certamente deixou a McLaren insatisfeita, pois tinha carro para garantir a dobradinha prateada. Falhou em sua última tentativa e teve de se contentar com o terceiro posto. Já Kimi Raikkonen deu um passo rumo ao adeus na luta pelo título. Sai em quarto, novamente atrás de Massa e precisando da vitória. Em Spa tudo é possível, mas se o campeão mantiver aquela escrita medíocre de largar mal, ficar “morto” durante metade do GP e acordar no fim, já pode jogar a toalha.

Outro que chegou pressionado na Bélgica, mas que se saiu bem neste primeiro ato foi Nick Heidfeld. Quinta posição para o alemão da BMW, com um tempo 0s448 melhor que o registrado por Robert Kubica, o oitavo colocado. Um bom dia vivido pelo tedesco. O que esperar da equipe bávara amanhã? Nada muito melhor que o apresentado nos treinos.

Boa atuação também de Fernando Alonso, o sexto com a Renault. Se a corrida for com pista seca, o espanhol briga por sua posição de largada ou até mesmo por algo pior, considerando a queda de rendimento do carro francês. Caso chova, a história muda e o bicampeão entra na lista das possíveis surpresas.

Leão de treinos, Mark Webber salvou a dignidade da Red Bull com a conquista do sétimo tempo — David Coulthard, coitado, sai apenas em 14º. Lembram-se das voltinhas que o australiano fez de bicicleta na quinta-feira, igual a Michael Schumacher em 1991? Pois não é que ele obteve a mesma posição que o germânico alcançou há 17 anos? Coincidência inútil, mas que fica registrada!

Fechando a lista dos dez primeiros, a dupla da Toro Rosso. Desta vez com Sébastien Bourdais à frente de Sebastian Vettel e com direito à melhor volta do Q1. Vale lembrar que os primeiros treinos do francês com sua atual equipe foram realizados justamente na Bélgica, no ano passado.

Depois de boas atuações em Budapeste e Valência, a Toyota ficou devendo em Spa-Francorchamps. Jarno Trulli foi o 11º, enquanto Timo Glock não passou de 13º. Entre os dois, outro destaque negativo com Nelson Piquet, que precisa voltar a mostrar serviço.

A Williams chegou a dar dó. Fez o 15º posto com Nico Rosberg e foi flagrada pelo áudio da transmissão em seu momento de "totalmente perdida", quando Kazuki Nakajima e um engenheiro demonstraram não saber o que fazer para melhorar. O resultado: penúltimo lugar para o japonês.

Falando em japoneses, a Honda conseguiu escapar da última fila. Rubens Barrichello e Jenson Button foram 16º e 17º, respectivamente. Será que vai ter festa nos boxes? Se tiver, que chamem Adrian Sutil, que também se livrou da linha de fechamento da grelha ao anotar o 18º tempo.

Com pista seca ou molhada, as corridas da Bélgica costumam ser sempre interessantes, mas seria bacana se a chuva desse o ar da graça. A McLaren e Hamilton são os favoritos à vitória. Um palpite para o pódio? Arriscaria Lewis, Massa e Raikkonen, torcendo mais ainda para não errar a previsão de que o GP será bem disputado. Tomara!

Grid de Largada
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min47s338
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min47s678
3) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min47s815
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min47s992
5) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min48s315
6) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min48s504
7) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1mins48s736
8) Robert Kubica (POL/BMW), 1min48s763
9) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min48s951
10) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min50s319

Q2
11) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min46s949
12) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min46s965
13) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min46s995
14) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min47s018
15) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min47s429

Q1
16) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min48s153
17) Jenson Button (ING/Honda), 1min48s211
18) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min48s226
19) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min48s268
20) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min48s447

Nenhum comentário: