quinta-feira, 11 de setembro de 2008

De volta para o futuro

Tecnologia e meio-ambiente estão cada vez mais sintonizados na elaboração de projetos motorizados. Para a Renault, a aliança desse par resultou em um crossover extremamente aerodinâmico e pouco poluente, o qual batizou de Ondelios.

Este modelo conceito será um dos destaques da montadora francesa durante o Salão de Paris, em outubro. Um carro bastante futurista para os padrões atuais, equipado com uma motorização híbrida composta de uma versão impulsionada por 205 cv do motor 2.0 l dCi, associada a dois motores elétricos, posicionados na frente e na traseira do veículo.

Cada um desses propulsores elétricos de 20 kW funciona em utilização do tipo híbrida “moderada”, em complemento ao motor movido a diesel. Eles utilizam uma tecnologia de servofreio hidráulico, de recuperação de energia na fase de frenagem e restituição da energia para aliviar o motor térmico durante a aceleração.

Com um torque de 450 Nm de 1700 a 3800 rpm, o “coração” a diesel desenvolve velocidade de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos, associado a uma caixa de câmbio com dupla embreagem de sete marchas.

Mas falemos do visual, sem dúvida um dos principais atrativos do Ondelios. O painel lembra muito o das naves da série “Star Wars”, reforçando a inspiração buscada pelos engenheiros nos aviões.

Uma estrutura envidraçada foi adotada para o teto e também para grande parte das portas laterais, do tipo borboleta, que se elevam verticalmente, enquanto que a aba se desdobra para baixo, facilitando a entrada no veículo.

O espaço interno dispõe de três fileiras de assentos, totalizando seis bancos individuais. Como nos aviões, cada um deles possui um descanso para os pés que se abre ou se retrai. Só faltou mesmo o serviço de bordo para o conceito francês.

Nenhum comentário: