sábado, 27 de setembro de 2008

Mestre das poles urbanas

Que volta foi aquela? Uma pole-position avassaladora como há muito tempo não se via na Fórmula 1 e que com toda a razão mereceu a definição de incrível por parte do engenheiro da Ferrari. Felipe Massa, o piloto imbatível nas pistas de rua da temporada 2008. Largou na frente em Mônaco, Valência e garantiu neste sábado a posição de honra do grid para a corrida noturna de Cingapura.

A quinta pole do brasileiro no ano, a 14ª da carreira, veio com uma assombrosa vantagem de mais de seis décimos de segundo para Lewis Hamilton, o segundo colocado. Isso é muita coisa! Certamente há um dedo de estratégia de pit-stop nesse resultado, mas nada de tão absurdo para a etapa de amanhã.

Se houver diferença de peso, como parece, deve ser de no máximo duas voltas entre o ferrarista e o inglês da McLaren. O arrojo de Massa foi a carta extra que ele teve na manga para derrotar os rivais. Por isso, não resta mais dúvida de que o brazuca é o melhor na atualidade para uma volta lançada.

Hamilton, depois de quase ficar de fora do Q3, fez uma grande volta. Baixou o tempo da passagem anterior de Felipe, mostrando que o papo levantado por alguns de que poderia estar se sentindo pressionado era pura balela. O único problema foi que Massa estava com um brilho a mais na noite, incapaz de ser superado. Ao britânico, então, restou conformar-se com o segundo posto.

Em terceiro, depois de três treinos livres ruins, ficou Kimi Raikkonen. Sua melhor colocação no grid desde o GP da Inglaterra, em julho, quando também alinhou neste posto. Ao contrário das últimas cinco corridas, largará no lado ímpar, o mais limpo. Não haverá desculpas, portanto, para o caso de perder posições ao apagar das luzes vermelhas. No mais, um treino razoável do finlandês, que correrá para ser segundo neste domingo.

"Grandes pilotos atordoados por Massa".

Na quarta posição, sempre tirando um pouco mais do que o carro permite, apareceu Robert Kubica. Esperto, o polonês segue na dele. Sabe que está num degrau abaixo de Ferrari e McLaren, mas se mantém posicionado logo atrás dessa turma para em determinados momentos — abandonos ou acidentes dos favoritos — “roubar” pontos preciosos. Não por menos é o terceiro colocado na classificação do Mundial e pode dar as caras no pódio no fim da noite de amanhã.

Abaixo do rendimento que poderia apresentar com o carro prateado, Heikki Kovalainen ficou devendo com o quinto lugar e dificilmente fará algo melhor na corrida. Deve ficar na briga com Nick Heidfeld, o sexto, e o veloz Sebastian Vettel, sétimo colocado com o mediano bólido da Toro Rosso. Como acelera este alemão, não é mesmo?

Melhor do que Jarno Trulli em todos os treinos, Timo Glock garantiu uma alegria particular à Toyota ao pelo menos despachar os monopostos da Williams, que utilizam o propulsor japonês. O tedesco foi o oitavo, logo à frente de Nico Rosberg e Kazuki Nakajima. Um bom treino para o time de Sir Frank, que há muito tempo não tinha seus dois carros entre os dez primeiros.

Antes das decepções, o último destaque e lamentação. Primeiro o destaque, com Jenson Button conseguindo um excelente 12º posto a bordo da fraca Honda. A lamentação vai para o enfurecido Fernando Alonso. O que será que ele berrou debaixo do capacete assim que saiu do carro e levou as mãos à cabeça? Deve ter xingado tudo e a todos, afinal dava pinta de poder brigar pelas primeiras posições, não fosse a quebra do Renault no início do Q2. Realmente uma pena para o espanhol ter que sair de 15º.


Agora sim, hora de descer a lenha. Começando pela Red Bull, que deve ter se esquecido de tomar os energéticos para enfrentar a noite. Mark Webber teve um dia de gatinho de treinos e não passou de 13º. Logo atrás, o quase aposentado David Coulthard, que dispensa críticas. Basta ter paciência para agüentá-lo por mais quatro provas.

Os demais brasileiros, coitados, lá no fundão novamente. Nelson Piquet foi o 16º, enquanto Rubens Barrichello estacionou no 18º posto. Desta vez, a crítica deve ser moderada, já que foi prejudicado na volta rápida por um carro que se dirigia aos boxes. Entre os brazucas, um apagado Sébastien Bourdais. Nada bom para quem precisa mostrar serviço nessa reta final de temporada.

A Force India, como se poderia imaginar, fechou o grid com seus dois pilotos, sendo Giancarlo Fisichella o renegado à rabeira da formação de largada. Ele, aliás, errou demais neste sábado. Mereceu ficar onde ficou.

Um treino bastante agitado e com a moldura da noite para deixar os fãs do esporte a motor de olhos arregalados em frente à televisão. Muito legal. Amanhã, porém, fiquemos preparados para uma corrida monótona em termos de ultrapassagem. Um verdadeiro carrossel, mas com a probabilidade de alguns acidentes e quem sabe intervenção do Safety-Car. Chuva? Por enquanto, a meteorologia só errou.

No clássico palpite, as coisas ficam como estão: Vitória de Massa, com Hamilton em segundo e Raikkonen em terceiro. Resultado que se confirmado devolverá ao brasileiro a liderança do campeonato.

Nenhum comentário: