segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A um passo de igualar a temporada de 93

“Senna foi o último brasileiro a vencer cinco vezes num mesmo ano”.

Um, dois, três, quatro, cinco! Há 15 anos o Brasil não sabe o que significa conquistar cinco vitórias numa mesma temporada. No entanto, essa escrita pode ser mudada no próximo domingo caso Felipe Massa vença o Grande Prêmio da Bélgica.

O piloto da Ferrari já venceu quatro provas em 2008, o máximo de proezas obtidas por um brasileiro desde a quina de Ayrton Senna no campeonato de 1993. De lá pra cá, o único representante nacional que conseguiu se aproximar da marca do tricampeão foi Rubens Barrichello, também com quatro êxitos em 2002.

Coincidência ou não, a quinta vitória de Massa pode vir na pista em que Ayrton conquistou cinco de suas 41 consagrações na Fórmula 1. Além disso, seria a primeira de Felipe em Spa-Francorchamps, circuito que há 17 anos não vê um brazuca no alto do pódio.

Se chegar ao quinto triunfo do ano na Bélgica, Massa terá mais cinco corridas para tentar um índice inalcançável por um brasileiro desde 1991, quando Senna venceu sete dos 16 GPs disputados.

E que tal sonhar mais alto? Seriam mais cinco etapas para o ferrarista igualar ou até superar o recorde de vitórias de um piloto verde-amarelo numa única temporada pertencente ao mesmo Ayrton, ganhador de oito provas em 1988, ano de seu primeiro título Mundial.

Após 20 anos da taça de Senna, quem sabe não chegue a primeira de Felipe?

Nenhum comentário: