quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Arte da velocidade

FOTO: JB NETO
(Mais uma do Guia Especial Fórmula 1 elaborado pelo jornal “O Estado de S. Paulo").

As cores e desenhos de muitos capacetes da Fórmula 1 se devem a Cloacyr Sidney Mosca, o Sid Mosca, responsável pela pintura dos cascos de pilotos como Fittipaldi, Piquet, Senna, Massa e Barrichello. Para conhecer este amante do esporte a motor, basta agendar uma visita a sua oficina na zona sul de São Paulo, onde se encontram muitas raridades do automobilismo.

Guia: Quando iniciou a carreira?
Sid Mosca: Na década de 1970. Observava os carros e capacetes de vários campeonatos e decidi pintar o meu próprio veículo, com o qual corrida na Divisão 3 de turismo. O trabalho chamou a atenção dos outros, que começaram a pedir para eu pintar seus equipamentos, até que um dia fui solicitado pelo Emerson.

Guia: De onde vêm as inspirações?
Sid Mosca: Na aerodinâmica não apenas de carros, mas também dos aviões, minha outra paixão.

Guia: Qual foi o seu maior feito?
Sid Mosca: Pintar a Lotus do Mario Andretti na madrugada anterior ao GP do Brasil de 1977. Foram sete horas de trabalho e um espanto geral quando o bólido alinhou no grid. O Colin Chapman, um dos maiores projetistas da história, me enviou um certificado de apreciação do serviço, que guardo com enorme carinho.

Guia: E o melhor projeto?
Sid Mosca: O capacete do Emerson, a pessoa que mais me deu liberdade para eu poder criar.

Guia: Teremos novidades para o GP do Brasil?
Sid Mosca: Um dos brasileiros fez uma encomenda exclusiva, mas infelizmente não posso revelá-la.

Guia: Qual o piloto em destaque da F-1 atual?
Sid Mosca: Felipe Massa, o menino é bom demais. Ele faz a diferença, busca o tempo no braço.

Guia: O que diz sobre Bruno Senna?
Sid Mosca: É nossa maior promessa, que pode surpreender já em 2009. Nunca recebi tantos pedidos para fazer a réplica de capacete de um piloto que ainda não tivesse chegado à F-1.

No que depender de Sid Mosca, os brasileiros estarão sempre muito bem coloridos para as vitórias.

Serviço:
Av. Washington Luis, 895.
São Paulo - SP
Tel: (11) 5687-8079 / (11) 5548-2094
www.sidmosca.com.br

Nenhum comentário: