sábado, 18 de outubro de 2008

Conforme o esperado

Surpresa seria se Lewis Hamilton não fizesse, neste sábado, a pole-position para o GP da China. Como em 2007, o inglês da McLaren garantiu com autoridade a primeira posição do grid, valendo-se do seu talento nato e da vantagem do time prateado em relação à Ferrari em ritmo de classificação.

Ficou muito claro que em uma única volta lançada a pressão passa longe do britânico. Podem criticá-lo à vontade que ele pisa fundo para superar tudo e a todos. Seu problema, no entanto, é na corrida, quando resolve ser agressivo em momentos inoportunos e desperdiça grandes chances de conseguir um bom resultado.

Foi assim no Japão, na semana passada, e da mesma maneira lá mesmo em Xangai no último ano, quando jogou fora a possibilidade de ser campeão. Será importante então ficarmos atento ao estilo de pilotagem deste corredor amanhã. Ainda mais tendo Kimi Raikkonen novamente ao seu lado na primeira fila do grid.

Como escudeiro de Felipe Massa, o atual campeão da categoria tem feito bem seu papel. Ao contrário do que muitos imaginam, o finlandês tende a parar nos boxes na mesma volta de Hamilton e, sem nada a perder, deve atacar o inglês logo na largada. Tudo o que o brasileiro postulante ao caneco deseja.

Por falar nele, fez um treino razoável, embora o terceiro lugar tenha sido positivo. Se não se meter em confusões no começo da prova e escapar de eventuais imprevistos ocasionados pela equipe, Massa terá condições de lutar pela vitória. Graças ao bom desempenho do time italiano em corrida e à presença de Raikkonen à frente para auxiliá-lo no ataque a Hamilton. Estaria mais pesado? Talvez com uma volta a mais de combustível em relação aos principais concorrentes, como se viu muitas vezes neste ano.

Genial como sempre, Fernando Alonso levou à Renault novamente às primeiras posições. Largará em quarto, com em Fuji, torcendo mais uma vez para os ponteiros se enroscarem. Se abrirem espaço, o asturiano não perdoa e vence de novo. Alguém duvida?

Dos pilotos de ponta, Heikki Kovalainen foi uma das decepções. O finlandês fraquejou em plena parte final do treino, ficando apenas em quinto com o velocíssimo McLaren. Ruim para ele, pior para a equipe inglesa, que certamente contava com o apoio do nórdico a Hamilton.

Outro destaque negativo foi o 11º posto de Robert Kubica. Um desfecho inesperado, que pode culminar na eliminação do competidor da luta matemática pelo título. Nick Heidfeld, com a outra BMW, foi o sexto, o que nos leva a crer que houve algum problema no carro do polonês.

Se o dia foi pouco animador para a equipe alemã, o mesmo não pôde ser dito da carismática Toro Rosso, novamente com seus dois carros entre os dez primeiros — Vettel em sétimo e Bourdais em nono. Mark Webber, da Red Bull, também merece uma menção honrosa pelo registro da sexta passagem. Uma pena ter precisado trocar de motor, o que o fez perder dez posições no grid.

Dos demais brasileiros, um balanço positivo em Xangai. Nelson Piquet ficou em décimo com a Renault, com direito a elogios do time francês. Já Rubens Barrichello ao menos passou para o Q2 com a tranqueira da Honda, faturando o 13º posto.

Um ótimo panorama para a corrida deste domingo. Na teoria, Hamilton deve ser mais cauteloso caso perca a liderança para Raikkonen na largada. Mas e se o Felipe partir para o ataque sobre o inglês? Como no Japão, há chance sair "faísca".

Lembrando que o título pode ser decidido amanhã. Um Grande Prêmio, portanto, imperdível!

Grid de Largada:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min36s303
2) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min36s645
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s889
4) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min36s927
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min36s930
6) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min37s201
7) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min37s685
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min37s934
9) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min38s885

Q2
10) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min35s722
11) Robert Kubica (POL/BMW), 1min35s814
12) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min35s937
13) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min36s079
14) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min36s210
15) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min36s731

Q1
16) Mark Webber (AUS/Red Bull, 1min37s083*
17) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min36s863
18) Jenson Button (ING/Honda), 1min37s053
19) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min37s730
20) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min37s739

*Perde dez posições pela troca de motor.

Nenhum comentário: