sábado, 11 de outubro de 2008

Resultado melhor que a encomenda

No Japão, onde já havia largado na frente em 2007, Lewis Hamilton igualou neste sábado a quantidade de pole-positions que obteve no ano passado. Foram seis até o momento e um total de 12 no currículo deste talentoso britânico, que pode consolidar uma vantagem importantíssima amanhã para a obtenção de seu primeiro título na Fórmula 1.

Seja qual for a condição do tempo, o piloto da McLaren assume o favoritismo da prova nipônica, ainda mais se tiver a sorte do companheiro de equipe conseguir passar a Ferrari de Kimi Raikkonen na largada. As duas flechas de prata na frente seriam o pesadelo de Felipe Massa e de todos os que torcem para ver a decisão do campeonato no Brasil.

O brasileiro da Ferrari, que não deu pintas de estar muito mais pesado que os principais adversários, foi lento na hora errada. Pressão da disputa do caneco? Pouco provável. De qualquer maneira, um quinto lugar que não estava no script do melhor piloto em classificação da atualidade.

Neste novo cenário, passa a ser decisiva uma forte largada do ferrarista para ao menos despachar Fernando Alonso no início. O espanhol, aliás, fez de novo a diferença com o carro mediano da Renault. Uma quarta colocação satisfatória.

Mais à frente, quem diria, os finlandeses resolveram trabalhar. Pena que Massa não tirou proveito do "esforço" de Raikkonen que, mais leve, quase levou a pole. Pena também a Ferrari não ter trabalhado neste estilo com o nórdico desde o início da temporada. Para quem enfrenta dificuldades para aquecer os pneus, o jeito mesmo é se classificar com menos gasolina; mudar a estratégia. Agora, porém, é tarde demais para o campeão.

Kovalainen, que comemorou em Fuji seu primeiro pódio na categoria, parte em terceiro e ciente de que deve atacar o compatriota. Uma briga finlandesa que promete ser interessante.

Confirmando o fraco desempenho nos circuitos mais sinuosos, a BMW deve ter se perguntado se valeu a pena renovar com Nick Heidfeld. Largar em 16º? Um verdadeiro papelão, ainda mais quando se observa Robert Kubica no sexto posto do grid. Realmente anda forte esse polonês.

Timo Glock em oitavo depois de ter sido veloz em todos os treinos. Um desfecho apenas discreto, já que andou na frente do companheiro Jarno Trulli em todas as outras sessões e acabou superado no fim. O italiano sai em sétimo, mostrando o bom acerto da Toyota em seu circuito.

Os Tiões da categoria fecharam a lista dos dez primeiros, com Vettel à frente de Bourdais. Tudo normal, menos para a Red Bull, que deve estar furiosa com esse papelão de ser batida pela filial. Coisa que a Honda viveu em 2007 com a Super Aguri.

Por falar nos carros verdes, mais uma decepção. Rubens Barrichello, sem muito que fazer, marcou a 17ª passagem. Nelson Piquet? Dizendo-se atrapalhado por Hamilton em sua volta lançada, colocou a Renault em 12º. Ruim.

Com pista seca ou molhada, Hamilton sai como o favorito à vitória. Raikkonen, se estiver afim, pode ser um forte adversário e ajudar o parceiro brasileiro. Massa, enquanto isso, deverá andar no limite e concentrado para na pior das hipóteses terminar logo atrás do rival da McLaren. Algo bem possível, mas que dependerá também da equipe que não pode errar.

Nenhum comentário: