segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Energia que deseja asas

FOTOS: DIVULGAÇÃO/RED BULL
Conforme Mark Webber já havia antecipado, o novo carro da Red Bull realmente é muito bonito. Talvez um dos mais belos da temporada 2009 (não fosse pela cor padrão), graças aos traços finos rabiscados pelo mago dos projetos da Fórmula 1, Adrian Newey.

Apresentado na manhã desta segunda-feira em Jerez de La Frontera, na Espanha, o RB5 salta aos olhos por aquilo que todos já esperavam: a aerodinâmica. O bico extremamente fino e alto é acompanhado por uma carenagem bastante curvilínea que se estende até o cockpit.

Nas laterais, as curvas também são evidentes e agradáveis de se observar, uma característica comum dos bólidos de Newey, responsável pela criação de seis carros campeões da década passada.

Curioso notar que, como a Ferrari, a equipe de bebidas energéticas adotou um apêndice aerodinâmico acoplado ao chassi, paralelo à entrada de ar dos radiadores. Duvidoso, porém, é o par de defletores colocado abaixo dos dutos de refrigeração; dispositivo aparentemente proibido nos projetos deste ano — vejamos o que os demais times falarão ao longo da semana.

A asa traseira de dimensões menores ficou bem instalada no RB5, mas chama a atenção por sua extensa carenagem lateral. Um verdadeiro caixote se comparado aos outros monopostos.

Antes mesmo de qualquer impressão na pista, o que interessa de fato para a Red Bull é que pela primeira vez em sua história terá um piloto veloz e motivador para levar sua máquina às primeiras posições. A presença de Sebastian Vettel, sem dúvida, será importantíssima para o desenvolvimento do projeto. A experiência de Mark Webber, muito veloz em treinos, também deve contribuir para a evolução do grupo, que ainda contará com a versão mais potente do motor da Renault.


Uma série de ingredientes muito interessantes, que obriga o time de certa forma a escrever seu melhor ano na Fórmula 1 em 2009. Tarefa que vale a pena acompanharmos com atenção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei a frente esquisitinha.
www.motorizado.wordpress.com