sábado, 28 de março de 2009

Branco, a cor do momento

FOTO: DIVULGAÇÃO/BRIDGESTONE

Já não é mais uma suspeita. Os carros brancos com contornos de caneta marca texto trazem mesmo um DNA vencedor e vão largar – em sua corrida de estreia na Fórmula 1 – na primeira fila do grid do GP da Austrália.

Rubens Barrichello namorou a pole position na maior parte do treino deste sábado, mas na hora do vamos ver acabou perdendo para o companheiro de equipe, Jenson Button, que fez uma excelente volta para garantir o primeiro posto. Sensação de derrota para o brasileiro? Nada disso. Está na segunda posição e com chances reais de lutar pela vitória amanhã.

Poderíamos imaginar, com base no resultado da classificação, uma briga isolada entre os pilotos da Brawn para ver quem sobe no degrau mais alto do pódio. No entanto, como a história nos mostra que a etapa de Melbourne é cheia de imprevistos, pode ser que o desfecho da trama seja outro. De qualquer maneira, não podemos negar o favoritismo da ex-Honda.

Por falar em ex-Honda, o que será que os japoneses estão sentindo, sabendo que se tivessem permanecido na categoria teriam esse foguete em mãos e até mais tempo para desenvolvê-lo melhor durante a pré-temporada? Agora é tarde.

A nova F-1, ao menos neste primeiro capítulo de 2009, não tem Ferrari e McLaren nas primeiras posições. Os carros italianos saem apenas em sétimo, com Felipe Massa, e em nono, com o finlandês Kimi Raikkonen. Já o time prateado penou para passar do Q1 para o Q2, amargando a 14ª e 15ª colocações, sendo esta última ocupada pelo campeão Lewis Hamilton.

Após dois anos guiando máquinas quase perfeitas, chega a hora de o inglês mostrar do que é capaz a bordo de um monoposto ruim. Vale à pena ficar atento nele ao longo do Grande Prêmio.

A surpresa do ensaio apareceu na terceira posição: Sebastian Vettel. O alemão mais uma vez demonstrou seu talento e que o carro de Adrian Newey tem condições de trazer bons resultados este ano para a Red Bull. Na verdade, o tedesco é quem deve garantir isso para a equipe, já que Mark Webber – com o mesmo equipamento – ficou apenas em décimo.

Outro bom de braço e capaz de fazer a diferença é Robert Kubica. Mesmo com a BMW capenga neste fim de semana, o polonês acelerou tudo e mais um pouco para obter um satisfatório quarto lugar, logo à frente de um dos candidatos à pole, Nico Rosberg. A Williams acabou não confirmando o bom ritmo das sessões livres, porém, o quinto posto não é de todo ruim.

Ruim seria largar em 12º, como a Renault de Fernando Alonso. O espanhol bem que imaginou ter um bom carro durante os testes de inverno, mas o que ele e todos nós vimos foi um modelo somente mediano e difícil de segurar na pista. Nelson Piquet, coitado, começou o ano com o pé esquerdo, amargando a 17ª colocação. As críticas serão duríssimas para cima do brasileiro, podem esperar.

Não podemos nos esquecer de mencionar o único estreante de 2009, Sebastien Buemi, o 16º com a Toro Rosso. Um resultado honesto para o principiante, considerando especialmente o carro de que dispõe. Começou o ano derrotando o companheiro de equipe, Bourdais, que amargou o último lugar. Está de bom tamanho.

Resta agora saber a estratégia de combustível de cada time. O palpite, no entanto, não pode ser outro neste momento: parece ser a vez da jovem Brawn. Das grandes de 2008, a que pode surgir no pódio é mesmo a Ferrari. Vamos acompanhar de perto!

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