terça-feira, 21 de abril de 2009

24 anos da 1ª vitória

FOTOS: REPRODUÇÃO/LAT
Em meio à tristeza de muitos brasileiros ocasionada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil após 20 anos de Regime Militar, uma jovem promessa do automobilismo nacional conquistava naquele 21 de abril de 1985, em Portugal, a sua primeira vitória na Fórmula 1.

As condições não poderiam ser mais condizentes à habilidade do tricampeão: chuva, muita água para a segunda etapa do Mundial. Senna largou na pole position, a número 1 de seu currículo, fez uma largada sem erros para se manter na frente do pelotão e caminhar por longas 67 voltas rumo à bandeira quadriculada.

Tamanha era a dificuldade de se manter na pista ensopada que apenas nove dos 26 carros do grid conseguiram terminar a prova. Ayrton, como a maioria dos adversários, também deu umas escapadas, rodou, passou pela grama, mas teve sorte e competência para sair ileso dos deslizes.

Liderou de ponta a ponta, com direito à volta mais rápida da corrida, selando assim o seu primeiro hat-trick (pole, vitória e melhor volta). Quanto aos concorrentes, sequer tiveram chance de incomodar o brasileiro. Tanto é que Michele Alboreto, o segundo colocado, completou o GP com mais de 1 minuto de atraso em relação ao vencedor.

Com o resultado, Senna passou a dividir com Alain Prost a vice-liderança do certame de 85, ambos com nove pontos. A primeira posição do campeonato era de Alboreto, com 12 tentos. Ao término do ano, porém, foi Prost quem celebrou o primeiro dos seus quatro títulos. Ayrton, que venceria ainda o GP da Bélgica, encerrou a temporada com o quarto lugar da classificação.

Resultado do GP de Portugal de 85:
1) Ayrton Senna (BRA/Lotus Renault), 67 voltas em 2h00min28s006
2) Michele Alboreto (ITA/Ferrari), a 1min02s978
3) Patrick Tambay (FRA/Renault), a 1 volta
4) Elio De Angelis (ITA/Lotus Renault), a 1 volta
5) Nigel Mansell (ING/Williams Honda), a 2 voltas
6) Stefan Bellof (ALE/Tyrrell Ford Cosworth), a 2 voltas
7) Derek Warwick (ING/Renault), a 2 voltas
8) Stefan Johansson (SUE/Ferrari), a 5 voltas
9) Piercarlo Ghinzani (ITA/Osella Alfa Romeo), a 6 voltas

Nenhum comentário: