segunda-feira, 20 de abril de 2009

Balanço geral

FOTO: DIVULGAÇÃO/RED BULL
GP da China de Fórmula 1, uma corrida de esclarecimentos. Vimos que os difusores são importantes para aumentar a velocidade dos carros, mas não determinantes para o bom desempenho do conjunto. Prova disso foi a dobradinha conquistada pela Red Bull, a melhor entre as equipes que ainda não dispõem do aparato desenvolvido por Brawn, Williams e Toyota.

Sebastian Vettel venceu com autoridade debaixo de chuva. Este sim um piloto que se destaca como um dos melhores da atualidade para acelerar nas condições de piso molhado. Por que será que muitos ainda insistem em dizer que Rubens Barrichello faz parte desta lista? Apostar no brasileiro, definitivamente, não dá mais.

O quarto lugar do veterano, de novo atrás de Jenson Button, pode ter sido crucial para a equipe desde já colocar todas as fichas no inglês para a disputa do título. E com toda a razão, já que ele venceu duas das três etapas disputadas e chegou uma vez em terceiro, enquanto o companheiro acumulou promessas e desculpas. Chega, não é?

A conclusão após a bandeirada da corrida chinesa foi uma só: um alemão e um britânico como protagonistas do momento; Vettel e Button. Um jovem talento e um sujeito que sempre ficou no quase, mas ganhou uma última oportunidade e soube agarrá-la. Esta briga promete ser interessante.

No mais, temos inúmeros coadjuvantes. Uma McLaren que dá leves sinais de melhoria, uma Toyota e Williams perdendo fôlego para se manterem no páreo, uma BMW lastimável com o verdadeiro trator que projetou, uma Renault com surtos de grandeza graças à Fernando Alonso, uma Toro Rosso razoável com Sébastien Buemi, uma Force India pequena como sempre e uma Ferrari vergonhosa, sem um mísero ponto em três provas.

Para o GP do Bahrein, no próximo fim de semana, o cenário dificilmente será modificado. Talvez os atuais campeões do mundo consigam beliscar seus primeiros tentos do ano, mas de resto teremos poucas variáveis. Button e Vettel, Vettel e Button, independente da ordem, desbancarão seus companheiros e vão lutar pela vitória.

Surpresas? Sempre serão bem-vindas, mas parecem distantes neste momento. Quem sabe a partir do GP da Espanha, quando todos trarão novidades – entenda isso como difusor – em seus projetos. De qualquer maneira, melhor não apostar muito em ninguém para a situação dos que estão devendo ficar menos feia.

Nenhum comentário: