segunda-feira, 22 de junho de 2009

Divagações pós GP

FOTO: REPRODUÇÃO/LAT
"O duelo do ano está por vir".

A Red Bull e Sebastian Vettel sobraram em Silverstone, a etapa mais cansativa e sonolenta da temporada 2009 da Fórmula 1. A Brawn e Jenson Button desta vez foram simples coadjuvantes, mas ainda se dão ao luxo de poder queimar uma ampla gordura no Mundial de Pilotos e no de Construtores. Mas por quanto tempo? Esta é a grande incógnita.

Restando nove provas para o encerramento da temporada, a equipe dos energéticos que dão asas sinaliza ter capacidade de assumir o papel de time dominante a partir de agora. Caso isso se confirme, caberá a Vettel (principal aposta do elenco) traduzir a boa fase em vitórias para diminuir a distância de 25 pontos que o separa da liderança do torneio.

Enquanto isso na Brawn, as atenções tendem a se concentrar em Button. Rubens Barrichello, obviamente, deve cooperar como o número 2 e ajudar o parceiro britânico a conquistar o título. Neste caso não há o que reclamar, pois ambos tiveram as mesmas condições de mostrar serviço e o inglês se saiu bem melhor.

O duelo pelo caneco, como há algum tempo já transparecia, será entre Jenson e Sebastian. Os dois não precisam mais provar que podem vencer. A grande dúvida é sobre qual deles conseguirá ser constante e colher o máximo de pontos mesmo quando o primeiro lugar não for possível.

Button fez isso no GP da Inglaterra: três pontinhos com o sexto lugar, melhor do que nada. O favoritismo ainda é dele, mas Vettel promete chegar. Que chegue mesmo, só que com uma boa dose de emoção para esta batalha, pois o domínio avassalador como o que vimos neste fim de semana provoca muitos bocejos.

Aceleradas:
- Felipe Massa foi magistral neste GP. Não fosse o mau desempenho no treino, teria roubado o pódio de Barrichello.

- Que situação lamentável vive a McLaren, sem pontuar há quatro corridas. Quando o time voltará aos dias de glória? Talvez em 2010, assim como a Ferrari. Isso se ainda existir a Fórmula 1 como conhecemos. Por falar nisso, a tempestade vai sim se acalmar até o fim do ano. FIA e Fota chegarão a um acordo, para o bem de todos nós que amamos este esporte.

Um comentário:

Juliana Portugal disse...

Quando é a próxima corrida??