segunda-feira, 19 de março de 2007

Conceitos - GP da Austrália

Jornalistas ADORAM dar notas para as coisas. Conosco não poderia ser diferente, e aqui vão os meus conceitos para os participantes do GP da Austrália, prova de abertura da temporada. Nosso amigo Leandro logo mais colocará os dele também, e depois faremos a média, para ser computada no nosso ranking do ano.


Albers, lamentável

Kimi Raikkonen: 9,5 - o que falar? Pole, vitória e volta mais rápida, não é sempre que se consegue fazer os três no mesmo final de semana. Perdeu meio ponto pelo erro bobo, aquela escapada, que poderia ter lhe custado caro na metade final da prova.

Fernando Alonso: 8,5 - corrida sem erros e segura. Mostrou que, quando a Ferrari tiver problemas, será o maior candidato às vitórias.

Lewis Hamilton: 9,0 - a melhor estréia na categoria desde Jacques Villeneuve, andou à frente do companheiro bicampeão e poderia ter sido o segundo, caso não tivesse problemas com o tráfego antes do segundo pit stop.

Nick Heidfeld: 7,0 - se foi muito bem na classificação, não teve desempenho tão forte na corrida. Teria chegado atrás de Kubica (mesmo largando duas posições à frente dele), caso o polonês conseguisse terminar.

Giancarlo Fisichella: 8,0 - levou a Renault, notoriamente quarta força do campeonato, a um convincente quinto lugar, segurando as investidas de Massa nas últimas cinco voltas. Parece ter se adaptado bem ao carro.

Felipe Massa: 8,5 - fez o que pôde, depois de partir da última posição. Não errou, mas também poderia ter arriscado um pouco mais, especialmente enquanto esteve atrás dos pilotos da Honda.

Nico Rosberg: 8,5 - corridaça, assim como aquelas do início de 2006. Teve ritmo forte e superou os carros da Toyota, fornecedora dos motores da Williams nesta temporada.

Ralf Schumacher: 6,0 - nada demais, aliás, como é de se esperar.

Jarno Trulli: 5,0 - idem ao companheiro, com o agravante de ter ficado atrás do alemão.

Heikki Kovalainen: 2,0 - um desastre. Se compararmos com os compatriotas que já passaram pela Fórmula 1, esteve mais pra Mika Salo do que para Kimi Raikkonen. Não pode repetir esse desempenho, sob risco de perder lugar para o protegido da Renault, Nelsinho Piquet.

Rubens Barrichello: 6,5 - andou forte com o calhambeque que tem em mãos e poderia ter chegado bem perto da zona de pontos se não fosse o companheiro atrapalhar sua vida. Encorajador.

Takuma Sato: 6,0 - mais pelo conjunto da obra do que pelo resultado final, foi valente durante todo final de semana e mostrou que, em 2007, a Super Aguri será uma força intermediária.

Mark Webber: 6,5 - bem nos treinos e na primeira parte da corrida, deixou Coulthard de olhos bem abertos.

Vitantonio Liuzzi: 5,0 - nota em cima da média, pois não fez nenhuma bobagem e nem chamou a atenção por algo de bom. Aliás, pra ser sincero, passou completamente despercebido.

Jenson Button: 4,0 - certo, o carro não ajuda, mas o inglês não mostrou nenhum traço de determinação em, pelo menos, fazer um papel menos ridículo. Parecia o Button de 2001, das épocas de Benetton (e os Honda desse ano até que lembram vagamente, não?).

Anthony Davidson: 5,5 - ficou parado no grid na largada e não pode mostrar do que é capaz. Mas, assim como Sato, teve desempenho bem acima do esperado.

Adrian Sutil: 4,0 - erros comuns para um iniciante, mas conseguiu ser mais rápido que o parceiro. Já é alguma coisa.

Alexander Wurz: 6,0 - não estava tão constante como Rosberg durante a prova, mas foi impedido de completá-la por ou touro vermelho escocês.

David Coulthard: 1,0 - pode até vencer uma corrida no ano e queimar minha língua, mas não entendo como ainda está na categoria. Pelo bem de sua reputação, deve se aposentar ao fim do ano (ou antes disso).

Robert Kubica: 7,5 - foi deixado na mão pela caixa de câmbio. Mesmo assim, provou que tem potencial para ser piloto de ponta em pouco tempo.

Scott Speed: 3,0 - quem? quando? onde?

Christijan Albers: 0,0 - andou muito atrás de Sutil durante o final de semana inteiro e mostrou que o tal Tiago Monteiro, apesar de simpático, deveria ser um baita braço-duro. Cruzes.

Nenhum comentário: