A paradisíaca ilha de Notre Dame abriga o primeiro GP disputado em continente americano nesta temporada. Engana-se, no entanto, quem pensa que o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, foi a primeira sede de uma corrida canadense.
Aconteceu em 1967 a estréia do país em provas da Fórmula 1. No dia 27 de agosto daquele ano, a categoria desembarcou em Mosport Park, circuito de quase 4km com muitas retas longas e curvas de alta velocidade. Na ocasião, Jack Brabham venceu a prova, ficando à frente de Denny Hulme e Dan Guerney.
A Fórmula 1 deu as caras em Montreal apenas em 1978, depois de competir também em Mont-Tremblant. Adorado pelos torcedores, Gilles Villeneuve guiou sua Ferrari ao primeiro lugar, superando a Jody Scheckter e Carlos Reutemann.
Talvez um dos GP's mais surpreendentes da história da F-1 tenha sido o canadense de 1995. Contando com os azares dos carros da Benetton e da Williams, Jean Alesi faturou sua primeira e única vitória da carreira, tendo como companheiros de pódio os dois pilotos da ascendente Jordan, Rubens Barrichello e Eddie Irvine.
Palco de belas emoções, o circuito de Notre Dame também viu de perto a morte de um piloto. Em 1982, Didier Pironi não conseguiu largar com a sua Ferrari, ficando parado no grid. O italiano Ricardo Paletti, à bordo de uma Osella, não conseguiu desviar e acertou a traseira do carro vermelho a mais de 160km/h. Aos 23 anos, o competidor faleceria naquele mesmo dia, no hospital, com traumatismos internos irreversíveis.
Na última temporada, a vitória ficou com o espanhol Fernando Alonso, ainda na Renault. Depois de largar na pole, o asturiano foi soberano, terminando à frente de Michael Schumacher, da Ferrari, e Kimi Raikkonen, que estava na McLaren. Felipe Massa foi o quinto colocado e Rubens Barrichello abandonou com o motor quebrado.
MAIS
GP DO CANADÁ
39ª edição
Circuito Gilles Villeneuve
Extensão: 4.361m
Maior vencedor: Michael Schumacher (7 vitórias)
Recorde da pista: Rubens Barrichello (1min13s622)
Nenhum comentário:
Postar um comentário