quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Muita especulação na Dança das Cadeiras


Rosberg, uma das peças-chave do quebra-cabeças



Poucas são as certezas no que diz respeito às duplas titulares para a temporada 2008 de Fórmula 1. Especulações, pelo contrário, abundam nesse final de campeonato. Vamos elencar as fofocas mais faladas nas últimas semanas:

1) Fernando Alonso deixa a McLaren e volta à Renault, tomando o lugar de Giancarlo Fisichella; o espanhol teria Heikki Kovalainen como parceiro, enquanto o atual piloto de testes Nelsinho Piquet ganharia a vaga de titular da Williams.

Opinião: Relevante. Ninguém deixou de notar as visitas que Flávio Briatore fez ao motorhome da McLaren ultimamente, e, vamos dizer claramente, ninguém é bobo de achar que era uma simples tentativa de confraternização por parte do dirigente da equipe francesa. Se Alonso deixar mesmo o time de Ron Dennis, a Renault deverá mesmo ser o seu destino.

2) Fernando Alonso deixa a McLaren e acerta transferência milionária para a Ferrari; Massa é "emprestado" à Toyota, onde seria primeiro piloto.

Opinião: Improvável. É bem possível que a Toyota tenha em Felipe um de seus preferidos para substituir o semi-aposentado Ralf Schumacher, a equipe tem um histórico de dar chances a pilotos brasileiros. Acreditar que Massa aceitaria trocar o certo pelo duvidoso e, substancialmente, que Todt acolheria Alonso na Ferrari de braços abertos, no entanto, parece ser algo distante de acontecer.

3) Nico Rosberg deixa a Williams e vai para a McLaren, substituir Fernando Alonso.

Opinião: Possível. Mais do que uma possibilidade concreta, trata-se de uma possibilidade interessantíssima. Seria o casamento perfeito: McLaren (inglesa), com motor Mercedes (alemão) e dupla de pilotos formada por Lewis Hamilton (inglês) e Nico Rosberg (alemão). Dois jovens, campeões da GP2, cheios de gás e vontade de mostrar serviço.

4) Nico Rosberg deixa a Williams e vai para a Toyota, substituir Ralf Schumacher.

Opinião: Possível. Troca de pilotos alemães, mas que faria a Toyota sair num imenso lucro: tiraria o desmotivado e defasado Ralf e lançaria um dos melhores da temporada 2007, o jovem Nico.

5) Demitido da Toro Rosso, Liuzzi toma o lugar de Wurz na Williams.

Opinião: Relevante. Apesar de nunca ter chegado a lugar algum na Toro Rosso, Liuzzi não merece ser menosprezado. O último campeão da F-3000 foi mais rápido que Scott Speed nos últimos dois anos e não se intimidou depois do anúncio de sua demissão, da contratação de Sebastien Bourdais e a chegada de Sebastian Vettel. Seria o clássico caso do "caiu pra cima", deixando uma equipe pequena para se integrar a uma média.

Esses são apenas alguns dos boatos do mundo da F-1. Resta saber quantos deles vão se confirmar.

Nenhum comentário: