terça-feira, 16 de outubro de 2007

Em 1999, um sonho de 24 voltas

Vencer o GP do Brasil de Fórmula 1 sempre foi um dos grandes sonhos de Rubens Barrichello. Depois da tentativa fracassada de conquistar o pódio caseiro na temporada de 1996, o piloto viu no certame de 99 a sua maior possibilidade — até então — de êxito diante da torcida nacional.

O circuito de Interlagos recebia na ocasião a segunda prova do mundial. Para os especialistas e amantes da categoria, a previsão de corrida era muito semelhante à feita no ano anterior: domínio das McLaren, especialmente com o finlandês Mika Hakkinen.

A única incógnita nos palpites, graças ao bom desempenho da equipe Stewart na etapa da Austrália, era em relação a Barrichello. O brasileiro iniciou o campeonato com um quinto lugar e chegou ao Brasil bastante otimista para tentar desbancar os favoritos.

Para a alegria do público local, que lotou as arquibancadas do autódromo, o carro branco conseguiu um espantoso terceiro lugar no grid, atrás somente das flechas de prata de Mika Hakkinen e David Coulthard. Ao lado de Rubens, posicionou-se Michael Schumacher, outro candidato à vitória.

Com pneus mais macios, Barrichello partiu para o GP, disputado no dia 11 de abril, com uma estratégia de duas paradas, contra apenas uma dos principais rivais. Na largada, a euforia dos torcedores tomou conta do ambiente ao verem o bólido de Coulthard parado após as luzes se apagarem e “Rubinho” saltar para a segunda posição.

Três voltas depois, Interlagos tremeu: Hakkinen teve um problema momentâneo de câmbio, na reta oposta, e Barrichello aproveitou a brecha para assumir a ponta da corrida brasileira. Foram 24 voltas de esperança para uma nação que há seis anos não via uma chance tão forte de vencer em casa.

Mas seria muito difícil para o brazuca conquistar o topo do pódio, em função de sua tática de boxe. Restava, portanto, a luta pelo terceiro lugar, esta travada com o companheiro de Schumacher na Ferrari, o irlandês Eddie Irvine.

Na metade do páreo, Barrichello pegou o vácuo do adversário no fim da reta principal. Fez a ultrapassagem e arrebatou a cobiçada terceira posição. Era o pódio garantido até a 43ª passagem, quando o motor Ford colocou um ponto final no entusiasmo do país.

Ao descer do cockpit, o piloto tirou uma pequena bandeira verde-amarela do bolso e acenou para a torcida, que o apoiou desde a largada. Após 72 voltas, Hakkinen conquistou a sua segunda vitória consecutiva em Interlagos. Schumacher terminou em segundo, com Heinz-Harald Frentzen completando a lista dos três primeiros, a bordo da Jordan.

Resultados do GP do Brasil de 1999:

Grid de largada
1) Mika Hakkinen (FIN/McLaren/Mercedes), 1min16s568
2) David Coulthard (ESC/McLaren/Mercedes), 1min16s715
3) Rubens Barrichello (BRA/Stewart/Ford), 1min17s305
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 1min17s578
5) Giancarlo Fisichella (ITA/Benetton/Playlife), 1min17s810
6) Eddie Irvine (IRL/Ferrari), 1min17s843
7) Damon Hill (ING/Jordan/Mugen-Honda), 1min17s884
8) Heinz-Harald Frentzen (ALE/Jordan/Mugen), 1min17s902
9) Alexander Wurz (AUT/Benetton/Playlife), 1min18s334
10) Johnny Herbert (ING/Stewart/Ford), 1min18s374
11) Ralf Schumacher (ALE/Williams/Supertec), 1min18s506
12) Olivier Panis (FRA/Prost/Peugeot), 1min18s636
13) Jarno Trulli (ITA/Prost/Peugeot), 1min18s684
14) Jean Alesi (FRA/Sauber/Petronas), 1min18s716
15) Pedro Paulo Diniz (BRA/Sauber/Petronas), 1min19s194
16) Alessandro Zanardi (ITA/Williams/Supertec), 1min19s452
17) Stéphane Sarrazin (FRA/Minardi/Ford), 1min20s016
18) Pedro de la Rosa (ESP/Arrows), 1min20s075
19) Toranosuke Takagi (JAP/Arrows), 1min20s096
20) Marc Gené (ESP/Minardi/Ford), 1min20s710

Corrida
1) Mika Hakkinen (FIN/McLaren/Mercedes), 72 voltas em 1h36min03s785
2) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), a 4s925
3) Heinz-Harald Frentzen (ALE/Jordan/Mugen-Honda), a 1 volta
4) Ralf Schumacher (ALE/Williams/Supertec), a 1 volta
5) Eddie Irvine (IRL/Ferrari), a 1 volta
6) Olivier Panis (FRA/Prost/Peugeot), a 1 volta
7) Alexander Wurz (AUT/Benetton/Playlife), a 2 voltas
8) Toranosuke Takagi (JAP/Arrows), a 3 voltas
9) Marc Gené (ESP/Minardi/Ford), a 3 voltas

Melhor Volta: Mika Hakkinen: 1min18s488

Nenhum comentário: