segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O ano do filho de Gilles Villeneuve

A influência dos pneus e a superioridade da equipe Williams foram dois detalhes coincidentes no GP do Brasil de 1997. Interlagos, naquele ano, recebeu os bólidos mais velozes do mundo para uma corrida em que a torcida já tinha como certos os nomes dos vencedores.

Revelação da categoria em 96, o jovem canadense Jacques Villeneuve chegou ao circuito brasileiro como o favorito disparado ao topo do pódio. No sábado, confirmou a pole position ao completar o traçado em 1min16s004, praticamente 0s6 à frente do então bicampeão Michael Schumacher, com a Ferrari.

O que mais chamou atenção no treino, contudo, foi o bom desempenho de Olivier Panis, a bordo do carro da equipe Prost Grand Prix. O francês, calçado com os pneus Bridgestone, conquistou a sexta posição e viria a ser um dos grandes destaques da corrida.

Esta, aliás, começou conturbada naquele 30 de março, com o enrosco de vários carros no pelotão do fundo. Rubens Barrichello, em sua segunda prova com a estreante Stewart, esteve no meio da confusão e motivou os dirigentes a acionarem a bandeira vermelha, já que seu carro havia estancado a passagem dos demais corredores.

Quem deu sorte com a nova largada foi Villeneuve, que tinha escapado no “S” do Senna, passado pela brita e perdido várias posições. Barrichello, com o monoposto reserva de seu time, também voltou ao grid, na tentativa de alimentar o sonho brasileiro de alcançar alguns pontos em casa — afinal, não vencíamos o GP do Brasil desde 1993.

Os brazucas, porém, passaram muito longe das pretensões dos fãs: Rubens abandonou na volta 16, com problemas na suspensão traseira. Pedro Paulo Diniz, da Arrows, rodou na mesma passagem, também por causa da suspensão.

Para Jacques, a etapa brasileira foi um verdadeiro passeio. O filho do lendário Gilles Villeneuve resolveu abraçar a cautela na segunda largada, perdendo momentaneamente a liderança para Schumacher e recuperando-a ao completarem a primeira volta.

Sem sustos, o competidor da Williams fez dois pit-stops (nas voltas 26 e 45) e não precisou se esforçar muito para manter o austríaco Gerhard Berger, da Benetton, a uma distância segura na fase final da corrida. A bandeira quadriculada foi recebida com pouco mais de 1h36min. Berger permaneceu na segunda posição, seguido do surpreendente Panis, que parou nos boxes apenas uma vez, graças à boa durabilidade dos compostos da Bridgestone.

Schumacher, numa atuação discreta e comprometida pelo excessivo desgaste dos pneus Goodyear, foi apenas o quinto colocado. Até então, o germânico só tinha chegado nesta posição em duas vezes de sua carreira: na Itália em 91 (sua segunda corrida de F-1, primeira pela Benetton) e no Canadá, em 95.

Confira os resultados do GP do Brasil de 1997:

Grid de largada
1) Jacques Villeneuve (CAN/Williams/Renault), 1min16s004
2) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 1min16s594
3) Gerhard Berger (AUT/Benetton/Renault), 1min16s644
4) Mika Hakkinen (FIN/McLaren/Mercedes), 1min16s692
5) Olivier Panis (FRA/Prost/Mugen-Honda), 1min16s756
6) Jean Alesi (FRA/Benetton/Renault), 1min16s757
7) Giancarlo Fisichella (ITA/Jordan/Peugeot), 1min16s912
8) Heinz-Harald Frentzen (ALE/Williams/Renault), 1min16s971
9) Damon Hill (ING/Arrows/Yamaha), 1min17s090
10) Ralf Schumacher (ALE/Jordan/Peugeot), 1min17s175
11) Rubens Barrichello (BRA/Stewart/Ford), 1min17s259
12) David Coulthard (ESC/McLaren/Mercedes), 1min17s262
13) Johnny Herbert (ING/Sauber/Petronas), 1min17s409
14) Eddie Irvine (IRL/Ferrari), 1min17s527
15) Shinji Nakano (JAP/Prost/Mugen-Honda), 1min17s999
16) Pedro Paulo Diniz (BRA/Arrows/Yamaha), 1min18s095
17) Jarno Trulli (ITA/Minardi/Hart), 1min18s336
18) Ukyo Katayama (JAP/Minardi/Hart), 1min18s557
19) Nicola Larini (ITA/Sauber/Petronas), 1min18s664
20) Jan Magnussen (DIN/Stewart/Ford), 1min18s773
21) Jos Verstappen (HOL/Tyrrell/Ford), 1min18s885
22) Mika Salo (FIN/Tyrrell/Ford), 1min19s274

Corrida
1) Jacques Villeneuve (CAN/Williams/Renault), 72 voltas em 1h36min06s990
2) Gerhard Berger (AUT/Benetton/Renault), a 4s190
3) Olivier Panis (FRA/Prost/Mugen-Honda), a 15s870
4) Mika Hakkinen (FIN/McLaren/Mercedes), a 33s033
5) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), a 33s731
6) Jean Alesi (FRA/Benetton/Renault), a 34s020
7) Johnny Herbert (ING/Sauber/Petronas), a 50s912
8) Giancarlo Fisichella (ITA/Jordan/Peugeot), a 1m00s639
9) Heinz-Harald Frentzen (ALE/Williams/Renault), a 1m15s402
10) David Coulthard (ESC/McLaren/Mercedes), a 1 volta
11) Nicola Larini (ITA/Sauber/Petronas), a 1 volta
12) Jarno Trulli (ITA/Minardi/Hart), a 1 volta
13) Mika Salo (FIN/Tyrrell/Ford), a 1 volta
14) Shinji Nakano (JAP/Prost/Mugen-Honda), a 1 volta
15) Jos Verstappen (HOL/Tyrrell/Ford), a 2 voltas
16) Eddie Irvine (IRL/Ferrari), a 2 voltas
17) Damon Hill (ING/Arrows/Yamaha), a 4 voltas
18) Ukyo Katayama (JAP/Minardi/Hart), a 5 voltas


Melhor Volta: Jacques Villeneuve: 1min18s397

Nenhum comentário: