quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O triunfo de número 41 de Senna

E lá se vão exatos 14 anos da última vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Proeza alcançada no GP da Austrália, em Adelaide, em sua corrida de despedida da McLaren, após cinco anos de serviços prestados para a equipe inglesa.

Para chegar à 41ª conquista na categoria, o tricampeão mostrou bastante apetite desde o treino oficial, ao obter sua única pole position de 1993, quebrando a seqüência de 24 poles dos carros da Williams.

Na prova, Senna foi perfeito, perdendo a liderança somente na volta 23, quando fez sua parada para troca de pneus. Recebeu a bandeirada com 9s259 de vantagem sobre Alain Prost, francês com quem fez as pazes no pódio, após alguns anos de intrigas motivadas pelas decisões dos títulos de 89 e 90. Era também a última vez que os grandes adversários se encontravam em uma cerimônia do champanhe.

A vitória garantiu ao brasileiro o vice-campeonato com um carro visivelmente inferior aos da Williams e que sofria para acompanhar a Benetton do então novato Michael Schumacher. Apesar das dificuldades, venceu cinco corridas naquele ano, duas em seqüência no início da temporada (Brasil e Europa), uma em Mônaco e outras duas consecutivas no encerramento do mundial (Japão e Austrália).

Em sua despedida da McLaren, Ayrton conseguiu também fazer o time de Woking superar a Ferrari em número de vitórias na categoria (104 a 103). Essa marca só seria recuperada pela escuderia italiana em 1995, com Jean Alesi no GP do Canadá.

O recorde de vitórias na equipe de Ron Dennis ainda pertence a Senna. Em Adelaide, o brasileiro alcançou sua 35ª glória pela McLaren, o que representava 33,6% das 104 vitórias da escuderia até 93.


“O mais importante é guardar os bons momentos que vivemos juntos. Preciso agradecer aos patrocinadores e a todos que nos ajudaram. Ganhei amigos e o respeito deles, e tenho por eles os mesmos sentimentos. Isso é o mais importante. Esta temporada foi um desafio duro, mas que enfrentamos”, afirmou Senna, após a última vez que subiu no pódio. No topo dele.

Nenhum comentário: