quinta-feira, 20 de março de 2008

Tempestade anunciada, emoção a caminho

A previsão do tempo para o fim de semana na Malásia é de tempestade. De acordo com os meteorologistas, há 60% de chance dos treinos e corrida serem realizados debaixo de muita água.

Sem o auxílio do controle de tração e com base no GP da Austrália, não é difícil imaginar uma prova ainda mais conturbada e imprevisível para este domingo, caso realmente o céu desabe.

Poderemos ver quem de fato manda bem no molhado e, quem sabe, ter um resultado surpreendente ao final das 56 voltas. Bons motivos, portanto, para ficar acordado até altas horas da madrugada.

Desde que entrou no calendário da categoria, em 1999, o circuito de Sepang só teve uma corrida afetada pelo temporal, fenômeno típico em países do sudeste asiático. Foi na edição de 2001, vencida por Michael Schumacher.

Na ocasião, o GP começou com piso seco, mas as nuvens escuras e carregadas anunciavam que o “dilúvio” estava a caminho. E quando o aguaceiro caiu, vários pilotos tiveram dificuldades para se manter na pista, inclusive os pilotos da Ferrari — o alemão e Rubens Barrichello.

Ambos deram um belo passeio pela brita, simultaneamente, mas por sorte conseguiram voltar ao traçado. Depois disso, com o veloz modelo F2001, começaram a recuperar as posições perdidas (que foram muitas) até refazer a dobradinha da escuderia italiana. David Coulthard, à época na McLaren, completou o pódio.

A prova mais recente realizada sob chuva aconteceu no ano passado, no Japão. O vencedor foi Lewis Hamilton, líder da temporada 2008 e fortíssimo candidato a subir novamente no degrau mais alto do pódio. Independente das condições climáticas.

Anote a programação do GP da Malásia*:

Quinta-feira (20)
23h00: Treino Livre 1

Sexta-feira (21)
3h00: Treino Livre 2

Sábado (22)
0h00: Treino Livre 3
3h00: Classificação

Domingo (23)
4h00: Corrida - 56 voltas (310,408 km)

*Horários de Brasília.

2 comentários:

Anônimo disse...

Chuva, mais um motivo de preocupação para a Ferrari. Se não ganharem na Malásia, o bicho vai pegar! Eu aposto no Massa.

Anônimo disse...

Vai dar McLaren de novo. Desta vez com dobradinha (lewis e kova). A Ferrari vai decepcionar mais uma vez.