Menos de nove meses após a edição 2007 do GP, a Fórmula 1 volta a acelerar na Turquia, único país euro-asiático, com pequena parte de seu território situado no continente europeu (conhecida como Trácia) e o restante em solo asiático (Anatólia), a receber uma etapa da principal classe do automobilismo mundial.A prova será disputada no circuito de Kurtkoy, localizado em Istambul, construído há pouco mais de quatro anos pelo arquiteto alemão Herman Tilke, o mesmo sujeito responsável pelo desenho das pistas da China, Bahrein e Malásia.
Assim como em Interlagos, o traçado de 5.338 metros do autódromo turco é percorrido em sentido anti-horário e classificado pelos pilotos como um dos mais desafiadores da atualidade. A curva 8 em especial, formada por três velozes segmentos de reta e contornada para a esquerda, é a mais comentada entre os competidores.
Nela, a força da gravidade age de tal forma que consegue deslocar a cabeça do corredor para o lado oposto da trajetória, o que torna a preparação física um item de enorme importância para se agüentar as 58 voltas da corrida, em uma média de velocidade em torno dos 220 km/h.
Outro aspecto semelhante entre os circuitos turco e brasileiro é a primeira curva em “S”, trecho que costuma registrar confusões nas largadas, com rodadas e batidas. Por isso, não se espante se alguns carros se estranharem nesse ponto na etapa do domingo.Em termos de equipamento, Istambul exige um carro com média carga aerodinâmica e que tenha bons freios, pois embora a pista seja rápida, possui algumas curvas lentas situadas após setores de alta velocidade, o que implica em reduções bruscas.
Resta observar qual será a influência neste ano do fator temperatura, já que a corrida mudou de data; trocou o forte calor de verão pela primavera. De acordo com o “Weather Channel”, os termômetros devem variar entre 9ºC e 17ºC no fim de semana, com céu aberto.
Há ainda a forte presença dos ventos, ingrediente extra para dificultar a pilotagem e aumentar a dor de cabeça de mecânicos e engenheiros na busca do melhor acerto para o conjunto. Isso sem falar na sujeira que o vento acaba levando para a pista.
No calendário desde 2005, o GP da Turquia por enquanto só foi vencido por quem largou na pole-position: Kimi Raikkonen, com a McLaren, no ano de estréia, e Felipe Massa, de Ferrari, em 2006 e 2007. No próximo domingo, essa escrita dificilmente fugirá à regra, mas seria ótimo ter um resultado fora dos padrões atuais, não? Torçamos por isso então.Ficha técnica - GP da Turquia
Circuito de Kurtkoy, em Istambul
Extensão: 5.338 m
Voltas: 58 (309.356 km)
Número de curvas: 14 (8 para a esquerda, 6 para a direita)
Velocidade máxima: 320 km/h
Provas realizadas: 3
Recorde de pole-position: Kimi Raikkonen em 2005 com a McLaren (1min26s797)
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya em 2005 com a McLaren (1min24s770)
Um comentário:
miércoles!!!!
Parabéns muito bom!
Ficou faltando um texto sobre a família Nakajima (pai, filho e enteada).
Abraços.
Miercoles!!!
Postar um comentário