quarta-feira, 7 de maio de 2008

5º ato: GP da Turquia

Menos de nove meses após a edição 2007 do GP, a Fórmula 1 volta a acelerar na Turquia, único país euro-asiático, com pequena parte de seu território situado no continente europeu (conhecida como Trácia) e o restante em solo asiático (Anatólia), a receber uma etapa da principal classe do automobilismo mundial.

A prova será disputada no circuito de Kurtkoy, localizado em Istambul, construído há pouco mais de quatro anos pelo arquiteto alemão Herman Tilke, o mesmo sujeito responsável pelo desenho das pistas da China, Bahrein e Malásia.

Assim como em Interlagos, o traçado de 5.338 metros do autódromo turco é percorrido em sentido anti-horário e classificado pelos pilotos como um dos mais desafiadores da atualidade. A curva 8 em especial, formada por três velozes segmentos de reta e contornada para a esquerda, é a mais comentada entre os competidores.

Nela, a força da gravidade age de tal forma que consegue deslocar a cabeça do corredor para o lado oposto da trajetória, o que torna a preparação física um item de enorme importância para se agüentar as 58 voltas da corrida, em uma média de velocidade em torno dos 220 km/h.

Outro aspecto semelhante entre os circuitos turco e brasileiro é a primeira curva em “S”, trecho que costuma registrar confusões nas largadas, com rodadas e batidas. Por isso, não se espante se alguns carros se estranharem nesse ponto na etapa do domingo.

Em termos de equipamento, Istambul exige um carro com média carga aerodinâmica e que tenha bons freios, pois embora a pista seja rápida, possui algumas curvas lentas situadas após setores de alta velocidade, o que implica em reduções bruscas.

Resta observar qual será a influência neste ano do fator temperatura, já que a corrida mudou de data; trocou o forte calor de verão pela primavera. De acordo com o “Weather Channel”, os termômetros devem variar entre 9ºC e 17ºC no fim de semana, com céu aberto.

Há ainda a forte presença dos ventos, ingrediente extra para dificultar a pilotagem e aumentar a dor de cabeça de mecânicos e engenheiros na busca do melhor acerto para o conjunto. Isso sem falar na sujeira que o vento acaba levando para a pista.

No calendário desde 2005, o GP da Turquia por enquanto só foi vencido por quem largou na pole-position: Kimi Raikkonen, com a McLaren, no ano de estréia, e Felipe Massa, de Ferrari, em 2006 e 2007. No próximo domingo, essa escrita dificilmente fugirá à regra, mas seria ótimo ter um resultado fora dos padrões atuais, não? Torçamos por isso então.

Ficha técnica - GP da Turquia
Circuito de Kurtkoy, em Istambul
Extensão: 5.338 m
Voltas: 58 (309.356 km)
Número de curvas: 14 (8 para a esquerda, 6 para a direita)
Velocidade máxima: 320 km/h
Provas realizadas: 3
Recorde de pole-position: Kimi Raikkonen em 2005 com a McLaren (1min26s797)
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya em 2005 com a McLaren (1min24s770)

Um comentário:

Anônimo disse...

miércoles!!!!

Parabéns muito bom!

Ficou faltando um texto sobre a família Nakajima (pai, filho e enteada).

Abraços.

Miercoles!!!