Nürburgring, Jerez de La Frontera, Brands Hatch, Donington Park e, no próximo domingo, Valência. As ruas da cidade espanhola situada na costa do mar Mediterrâneo serão o quinto endereço a abrigar o Grande Prêmio da Europa. Uma etapa pouco disputada nos 58 anos de história da Fórmula 1, mas responsável por momentos marcantes da categoria.
Um dos episódios inesquecíveis foi a decisão do título de 1997, favorável a Jacques Villeneuve após a manobra anti-desportiva e fracassada de Michael Schumacher, que jogou seu carro para cima do canadense numa clara tentativa de tirá-lo da prova de Jerez.
Ao todo, foram realizadas 17 edições da corrida da Europa, nomenclatura adotada para conceder o privilégio a um determinado país de receber dois GPs durante uma mesma temporada.
A primeira nação sortuda foi a inglesa, que sediou em 1983 o GP da Europa no circuito de Brands Hatch. O vencedor foi Nelson Piquet, campeão daquele ano com a equipe Brabham.
No ano seguinte, a etapa passou para Nürburgring, na Alemanha, retornando para a pista britânica no certame posterior. A prova deixaria de ser realizada por sete anos para voltar somente em 1993 e num novo palco, Donington Park, na Inglaterra.
Ayrton Senna, com a volta mágica debaixo de chuva na primeira volta, encarregou-se de fazer daquela corrida uma outra recordação inesquecível do Grande Prêmio europeu, que mudou novamente de endereço em 1994, seguindo para Jerez de La Frontera, na Espanha.
De 1999 até o ano passado, a prova aconteceu ininterruptamente no traçado de Nürburgring, tendo Fernando Alonso como último vencedor, após uma briga acirrada com Felipe Massa, com direito a discussão exaltada antes do pódio. Outro momento marcante.
Para muitos pilotos, o GP da Europa simbolizou a primeira conquista na F-1. Nigel Mansell e Mika Hakkinen estrearam no degrau mais alto do pódio nesta etapa. O leão em 1985 com a Williams e o finlandês em 1997, de McLaren.
Kimi Raikkonen e Nick Heidfeld faturaram a primeira pole-position por lá. O “Homem de Gelo” em 2003 com a McLaren e o alemão em 2005, de Williams. Entre as equipes, a extinta Stewart fez história ao vencer sua única prova justamente na corrida européia.
Da lista de vencedores do Grande Prêmio da Europa, chama a atenção o fato de quase todos terem conquistado o título mundial. Dos 11 ganhadores, apenas três não levaram o caneco: Johnny Herbert, Rubens Barrichello e Ralf Schumacher.
Além do brasileiro da Honda, apenas Fernando Alonso segue em atividade dentre os ganhadores desta etapa. Kimi Raikkonen bateu na trave em 2005, abandonando na última volta após a quebra da suspensão dianteira de seu McLaren. Outra cena histórica.
Caberá a Valência, a partir de domingo, registrar episódios graciosos para o GP da Europa. O circuito de rua impressiona pela beleza e características técnicas, aparentemente desafiadoras para os competidores.
A pista tem 5.473 metros e um total de 25 curvas, 14 para a direita e 11 para a esquerda. Ao contrário de Mônaco, possui uma largura satisfatória para permitir ultrapassagens. Tomara que na prática elas realmente sejam realizadas.
Pela proximidade dos muros, é bom ficarmos preparados para as prováveis intervenções do Safety-Car, que podem trazer surpresas para o resultado final e contribuir para novos momentos marcantes do GP da Europa.
Um dos episódios inesquecíveis foi a decisão do título de 1997, favorável a Jacques Villeneuve após a manobra anti-desportiva e fracassada de Michael Schumacher, que jogou seu carro para cima do canadense numa clara tentativa de tirá-lo da prova de Jerez.
Ao todo, foram realizadas 17 edições da corrida da Europa, nomenclatura adotada para conceder o privilégio a um determinado país de receber dois GPs durante uma mesma temporada.
A primeira nação sortuda foi a inglesa, que sediou em 1983 o GP da Europa no circuito de Brands Hatch. O vencedor foi Nelson Piquet, campeão daquele ano com a equipe Brabham.
No ano seguinte, a etapa passou para Nürburgring, na Alemanha, retornando para a pista britânica no certame posterior. A prova deixaria de ser realizada por sete anos para voltar somente em 1993 e num novo palco, Donington Park, na Inglaterra.
Ayrton Senna, com a volta mágica debaixo de chuva na primeira volta, encarregou-se de fazer daquela corrida uma outra recordação inesquecível do Grande Prêmio europeu, que mudou novamente de endereço em 1994, seguindo para Jerez de La Frontera, na Espanha.
De 1999 até o ano passado, a prova aconteceu ininterruptamente no traçado de Nürburgring, tendo Fernando Alonso como último vencedor, após uma briga acirrada com Felipe Massa, com direito a discussão exaltada antes do pódio. Outro momento marcante.
Para muitos pilotos, o GP da Europa simbolizou a primeira conquista na F-1. Nigel Mansell e Mika Hakkinen estrearam no degrau mais alto do pódio nesta etapa. O leão em 1985 com a Williams e o finlandês em 1997, de McLaren.
Kimi Raikkonen e Nick Heidfeld faturaram a primeira pole-position por lá. O “Homem de Gelo” em 2003 com a McLaren e o alemão em 2005, de Williams. Entre as equipes, a extinta Stewart fez história ao vencer sua única prova justamente na corrida européia.
Da lista de vencedores do Grande Prêmio da Europa, chama a atenção o fato de quase todos terem conquistado o título mundial. Dos 11 ganhadores, apenas três não levaram o caneco: Johnny Herbert, Rubens Barrichello e Ralf Schumacher.
Além do brasileiro da Honda, apenas Fernando Alonso segue em atividade dentre os ganhadores desta etapa. Kimi Raikkonen bateu na trave em 2005, abandonando na última volta após a quebra da suspensão dianteira de seu McLaren. Outra cena histórica.
Caberá a Valência, a partir de domingo, registrar episódios graciosos para o GP da Europa. O circuito de rua impressiona pela beleza e características técnicas, aparentemente desafiadoras para os competidores.
A pista tem 5.473 metros e um total de 25 curvas, 14 para a direita e 11 para a esquerda. Ao contrário de Mônaco, possui uma largura satisfatória para permitir ultrapassagens. Tomara que na prática elas realmente sejam realizadas.
Pela proximidade dos muros, é bom ficarmos preparados para as prováveis intervenções do Safety-Car, que podem trazer surpresas para o resultado final e contribuir para novos momentos marcantes do GP da Europa.
Um comentário:
Mas esse rapaz é craque mesmo!!!!!
Te=d bem com vc Leandro???
Posso te pedir um favor?
Me chama no msn? Preciso trocar uma idéia com vc: sanluvarela@hotmail.com
abs
Postar um comentário