sábado, 4 de abril de 2009

Novos tempos

FOTO: REPRODUÇÃO/LAT
Uma Fórmula 1 diferente, como há muito não se via. Nada de Ferrari e McLaren fazendo papel de protagonistas. As primeiras posições agora são ocupadas por Brawn, Toyota e Red Bull. Vermelhos e prateados, neste momento, são meros coadjuvantes.

Mesmo nos anos em que Renault e Benetton despontavam, pelo menos uma das chamadas grandes escuderias estavam próximas, brigando por vitórias e pelas primeiras posições nos treinos. Hoje não; ficaram para trás. Bem para trás.

Kimi Raikkonen, sétimo colocado e o melhor piloto da Ferrari no grid do GP da Malásia, tomou quase um segundo de Jenson Button, que obteve mais uma pole position com o brilhante carro da Brawn GP. Já Lewis Hamilton, com a sofrível McLaren, sequer avançou para a parte final da classificação, estacionando no 12º lugar. Novos tempos, realmente.

A tendência neste domingo é assistirmos a um confronto entre Button, Jarno Trulli e quem sabe até Mark Webber pela vitória de Sepang. Pilotos até pouco tempo atrás desacreditados na categoria, bem como suas equipes. Uma reviravolta que só foi possível graças às significativas mudanças no regulamento da Fórmula 1.

Reflexões expostas! E o que dizer então do treino oficial deste sábado? Um tanto sonolento, como costuma ser na Malásia. Um tanto decepcionante, pela burra estratégia da Ferrari de andar pouco no Q1 e conseguir deixar Felipe Massa em 16º. Um tanto surpreendente, em função do forte ritmo das Toyota, mesmo não tendo ficado com a pole. Um tanto lamentável, pelo novo desempenho ruim de Nelson Piquet, o 17º colocado. Um tanto mais do mesmo, por ver que Rubens Barrichello segue com boas escusas para justificar os quase 0s5 tomados do companheiro de equipe. E um tanto esclarecedora, pela constatação de que a dupla Button e Brawn está afinadíssima e muito próxima de vencer mais uma vez.

Com ou sem chuva, o favoritismo para o domingo é do “pequeno” time branco. Os grandes que se virem e façam o possível para recuperar o prestígio e o posto de estrela. Desafio este um tanto complicado neste começo de temporada...

Um comentário:

Ylan Marcel disse...

Fernando Alonso 20x0 Nelsinho. O que me diz?